Família e Igreja - Parte 1

Família, Igreja, Pastorais -

Família e Igreja - Parte 1

Nos próximos dias lançaremos uma série de breves artigos sobre a relação entre a família e a Igreja.

Ter uma família e ser membro da igreja de Cristo são privilégios que devem ser valorizados e levados a sério. Como tem sido, em sua experiência, a relação família-igreja? À luz da Bíblia, como deve ser entendida e desenvolvida a integração entre essas duas instituições?

Há uma tendência acentuada, por parte de muitas pessoas, em fazer separação entre família e igreja. Embora sejam instituições distintas, não pode haver separação. Uma instituição está implícita na outra. O problema é que a igreja tem sido concebida por muitas pessoas e famílias, apenas como um local a ser visitado ocasionalmente. Por isso, a igreja acaba tornando-se algo muito distante da família. Alheias ao dia a dia da igreja, suas dificuldades, propostas e desafios, muitas famílias valorizam apenas as comemorações e os sacramentos, como se a simples preocupação com esses ritos pudesse garantir a aprovação e as bênçãos de Deus.

O descaso para com a igreja revela descaso para com a família, pois, dispensar o que a igreja tem a oferecer à família é uma atitude infeliz. O contrário também é verdadeiro: o descaso para com a família é a prova mais concreta do descaso para com a igreja, podendo ser considerado até mesmo como sintoma de negação da fé (I Tm 5.8).

É importante conscientizar às famílias quanto ao valor da integração na igreja e também despertar a igreja para o apoio aos projetos que visam ao fortalecimento da família. Havendo essa compreensão, com certeza, obteremos todos ótimos resultados.

Quer tratar deste tema com sua Igreja ou com seu grupo de estudos? A Série Família foca no relacionamento conjugal, no relacionamento entre pais e filhos e nas relações da família com a igreja e a sociedade.

Rev. Eneziel Peixoto de Andrade


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados